As esperanças para o comércio atacadista, no próximo ano, são positivas, uma vez que este tem estado em ascensão no país nos últimos anos.
Em 2018, os comerciantes atacadistas começaram a apresentar uma alavancagem em seus resultados, obtendo resultados otimistas durante os anos seguintes.
Segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtores Industrializados (ABAD), a retomada do comércio atacadista em 2021 é esperada como uma forte potência nacional.
Dessa forma, antes de falarmos sobre as principais oportunidades do comércio atacadista para o próximo ano, precisamos retomar quais são os principais tipos de negócios deste setor.
São classificados como modelo de atacado, no Brasil, três categorias:
- Atacadista generalista com entrega;
- Distribuidor (especializado ou exclusivo);
- Agente de serviços.
Continue lendo nosso conteúdo e confira quais são as oportunidades de negócios para o comércio atacadista em 2021.
Leia também o nosso artigo sobre a: Contabilidade Gerencial: você sabe o que é e qual a importância para o seu negócio?
Principais oportunidades de negócios para o comércio atacadista em 2021
Acompanhe a seguir quais são as principais oportunidades de negócios para investir no comércio atacadista em 2021:
Material Agrícola
Está previsto para o próximo ano, que o PIB do Agronegócio no Brasil cresça cerca de 2%. Sendo este, motivo suficiente para o aumento das vendas de materiais agrícolas no ramo atacadista em 2021.
Além do que, o IBGE afirma que haverá um crescimento no setor varejista de produtos agropecuários.
Deste modo, os empreendedores têm em suas mãos uma excelente oportunidade para aumentar o seu volume de vendas, podendo recorrer à aplicação de estratégias B2B para estreitar a relação entre produto.
Vale a pena segmentar as suas vendas, como:
- Equipamentos Agrícolas;
- Fertilizantes e pesticidas;
- Alimentação e medicamentos.
Além do mais, cada um destes produtos possui um alto fluxo de compra e venda. Dessa forma, o empreendedor poderá usar a internet como uma grande aliada em 2021, podendo abrir uma extensão de sua loja em ambiente digital, fazendo uso de plataformas de compra e venda como OLX e CBC agrícola.
Resíduos, sucata e material para reciclagem
Nos últimos anos, o comércio atacadista vem se destacando, principalmente, no setor de sucatas metálicas.
Segundo um estudo diagnóstico feito em 2018, no Brasil, existem cerca de 5 mil empresas, que geram em torno de 42 mil empregos diretos, além de contribuir para a redução da poluição ambiental.
Outro dado importante, apurado, é que o setor da indústria é responsável pelo consumo de mais de 8,9 milhões de toneladas de sucata, que são destinados à produção de aço.
Além disso, uma excelente oportunidade do comércio atacadista é a exportação. Conforme o resultado da análise, esta é uma estratégia que vem se apresentando de forma bastante estratégica.
Confira também o nosso artigo sobre: Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?
Alimentos e bebidas
O comércio de alimentos e bebidas continuará sendo o maior destaque do setor atacadista. No último ano, o setor foi responsável por mais da metade da movimentação do mercado de produtos de uso básico e diário. Sendo considerados alimentos, bebidas, assim como limpeza, higiene e cuidados pessoais.
Ainda em 2018, o setor apresentava um crescimento de 1,35% como mercado distribuidor no país. Sendo este crescimento superado no ano seguinte. Somente entre os meses de novembro e dezembro de 2019, o setor cresceu 1,9%.
Desta forma, montar uma distribuidora de alimentos ou de bebidas se torna uma excelente oportunidade de negócio para o comércio atacadista em 2021.
A estratégia dos atacadistas para vender mais em 2021
Mesmo em meio a uma crise econômica, o mercado digital, e-commerce, apresentou um crescimento de 7,4% no último ano.
Esse crescimento se deu, principalmente, devido a entrada de novos segmentos no mercado e comércio online. Sendo um destes o atacadista.
Recentemente, a internet tem sido um canal facilitador para as vendas de uma empresa. Tendo em vista que ela rompe as barreiras geográficas de negociação e de divulgação.
Desta forma, muitos empresários têm trabalhado com e-commerce, inclusive criando perfis para sua loja em marketplaces.
Confira a seguir as nossas principais dicas que podem te ajudar a vender mais no próximo ano:
- Revise suas estratégias de marketing;
- Elabore um planejamento estratégico;
- Estude o mercado e as ações de seus principais concorrentes;
- Promova uma mudança de cultura organizacional;
- Crie uma plataforma virtual.
Na Ativo Contabilidade, buscamos melhor enquadramento e constante atualizações para elevar ao seu negócio maior economia de impostos e há um amplo desenvolvimento no mercado.
Para continuar acompanhando nossos conteúdos exclusivos e se tornar um empreendedor de sucesso, confira nosso blog e acompanhe outros artigos.